AFIA
Segmento: Esportes
Desafio: Inovações tecnológicas
A Afia Soccer é a maior entidade de futebol master do mundo, e é pioneira em organizar Copas de Futebol Internacional para atletas amadores com idades entre 35 e 70 anos. São mais de 400 equipes credenciadas ao redor do mundo e mais de 80 eventos nacionais e internacionais.
A empresa tinha como objetivo sair do formato tradicional, em que a tecnologia era vista como custo, e passar a implementar inovações tecnológicas e ter como central a experiência do cliente.
A empresa ainda mantinha formato tradicional de processos, com tarefas muito manuais e em documentos físicos. Com a sucessão da diretoria e em um cenário de pandemia, a empresa precisava trabalhar de forma descentralizada, inclusive em países diferentes. Além disso, por conta desse processo tradicional, a empresa contava com alguns desafios como:
» Os arquivos eram locais, havia excesso de lixo eletrônico, alto consumo de energia, além da necessidade de compra de licenças e atualizações de versões das ferramentas.
» Além disso, se caísse o servidor, a empresa não tinha como trabalhar, havia excesso de Spam, além de instabilidade e lentidão.
» O financeiro tinha um trabalho completamente manual, por meio de planilhas, o que gerava dias de trabalho para uma análise financeira de um evento, por exemplo. Os meios de pagamento também estavam ultrapassados, incluindo cheques, boletos e depósitos.
» Existiam vários pontos de atendimento, além de prospecção manual, falta de dados e problemas com a entrega de e-mails.
O ponto de partida foi o mapeamento desses processos, ações e ferramentas que eram utilizadas. Depois, o mapeamento da jornada do cliente, para se aprofundar no comportamento dos clientes da empresa.
Para entregar as melhores soluções, reunimos uma equipe de fornecedores especialistas que pudessem desenvolver o projetos para cada área, mas sempre alinhados com a estratégia de negócios e de modo simultâneo, por meio de ferramentas como Google Workspace, Trello, Miro e Pipefy.
Nós implementamos diversas inovações e novos processos usando as ferramentas adequadas, de acordo com as necessidades:
» Infraestrutura: analisamos servidor, domínios, sistemas, APIs, segurança e os otimizamos.
» Produtividade: implementamos o Google Workspace/Gsuite para que o trabalho pudesse se tornar colaborativo e online;
» Marketing: por meio de ferramentas como RD Station, e Whatsy, a empresa pôde desenvolver um funil, aprovar ROI, entre outras ações importantes;
» Venda: implementação de CRM e processos como pré-venda, atendimento,
» Financeiro: implementamos ferramentas como ERPFlex, Pagar/me e Pipefy que possibilitaram o acesso de dados em qualquer lugar (são hospedados em nuvem), incluindo relatórios automatizados, pagamentos digitais e outras ações.
» Equipe: capacitamos os times para uso dessas ferramentas e estruturamos os processos para que eles pudessem acontecer de modo eficiente nessa nova etapa da empresa.
» Site e loja: estamos desenvolvendo um site novo voltado para a otimização da experiência do usuário, além de estarmos implementando uma loja com as boas práticas de e-commerce, de modo que ele possa concluir as compras dos eventos de forma autônoma.
100%
ONLINE, EM NUVEM
Hoje, a tecnologia está no centro da estratégia de negócios da empresa. A operação é centrada no cliente, os processos foram otimizados, bem como as tecnologias e a obtenção e uso de dados e dashboard em tempo real. Além disso, o trabalho é colaborativo e descentralizado.